quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Comer fibra faz você emagrecer, sabia? Incluindo fibras no seu cardápio você perde os quilos extras, mantém o bom funcionamento do intestino e previne

Corpo saudável, intestino regulado e peso ideal. Quer conquistar todos esses benefícios? Não perca tempo, coma fibra! Sim! Segundo Viviane Lagnado, nutricionista da Nutrilite, para atingir o valor diário mínimo indicado pelos especialistas, as pessoas devem consumir vegetais variados e que sejam ricos em fibra. "No Brasil, o feijão é um dos poucos alimentos com alto teor de fibras que faz parte da dieta habitual e serve como principal fonte de fibra na alimentação. O consumo alimentar da população brasileira em geral ainda é pobre em nutrientes" comenta.

Existem dois tipos de fibras: a insolúvel, encontrada em grãos integrais (trigo) farelos, verduras, que não se dissolve em água e tem como principal benefício regularizar o funcionamento intestinal, e a fibra solúvel, que se dissolve em água e é encontrada em frutas, na aveia, nozes e nos feijões. A fibra solúvel também contribui para o equilíbrio da flora intestinal, tem a capacidade de incorporar moléculas de gordura e açúcares ajudando na sua eliminação, prolonga a sensação de saciedade e ajuda no controle de peso.

A perda de peso acontece porque as fibras funcionam como uma espécie de laxante natural, já que aumentam o bolo fecal e formam uma barreira no intestino que dificulta a passagem de gordura e glicose. A especialista alerta, que as fibras insolúveis normalmente são ingeridas em maior quantidade que as solúveis, o que ocorre em função da maior proporção desta em grande parte dos alimentos. "Para tentar equilibrar o consumo de fibras, é importante variar a dieta com a oferta de alimentos de todos os grupos como frutas, verduras, grãos integrais e feijões.

E se você não comer fibras?
A ausência de fibras na dieta pode causar as chamadas "doenças da civilização", como prisão de ventre, diverticulite, hemorróidas, e o câncer de cólon. O FDA (Food and Drug Administration), órgão que normatiza alimentos e remédios nos Estados Unidos, recomenda a ingestão diária de 25 a 35g/dia de fibras alimentares. Já o brasileiro que mora em grandes cidades consome, em média, 20 gramas, segundo o IBGE.

Alguns alimentos ricos em fibras:
Feijão (½ xícara): 7,3 g de fibra
Brócolis (½ xícara): 2,2 g de fibra
Lentilha ( ½ xícara): 3,7 g de fibra
Cenoura (½ xícara): 2,3 g de fibra
Maçã (c/casca): 3,5 g de fibra
Ervilha (½ xícara): 4,7 g de fibra
Pêra (c/casca): 3,1 g de fibra

Nenhum comentário: